A manhã do último sábado (28) foi marcada pela 2ª edição da caminhada “Viver Bem, Seja Feliz”, realizada no centro de Presidente Prudente. Cerca de 200 idosos participaram com um único propósito: chamar a atenção da sociedade para a importância do respeito e da proteção à pessoa idosa.
Vestidos com camisetas lilás e segurando balões nas cores branca e lilás, os participantes caminharam do Camelódromo, na Avenida Brasil, até a Praça 9 de Julho. A campanha Junho Violeta foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de levar conscientização sobre os tipos de violência contra a Pessoa Idosa.
A caminhada teve início às 9h, com mensagens de paz e orientações sobre os maus-tratos e a violência sofrida por idosos no Brasil. Organizada pela Associação de Incentivo à Vida (APIV), contou com o apoio da Coordenadoria da Pessoa Idosa de Presidente Prudente e demais entidades que atuam com o público idoso no município.
“Para a gente é muito importante participar junto com nossos idosos deste momento, pois a conscientização é essencial. Eles merecem todo o respeito”, disse Caio Neves Damato.
O prefeito Milton Carlos de Mello – Tupã, a secretária municipal de Saúde, Adriana Vitório, além de outros secretários e coordenadores que também acompanharam a caminhada, assim como os vereadores de Prudente, Sara Lopes e Cesar Saito (Babu).
Após a caminhada, os idosos participaram de uma aula de dança e, de um ato simbólico: abraçaram a fonte central da Praça 9 de Julho e soltaram fumaça colorida na cor lilás, símbolo da campanha de enfrentamento à violência contra a pessoa idosa.
“Esse momento reforça o papel do poder público e da sociedade no combate a todas as formas de negligência, abuso e desrespeito aos idosos, além de valorizar o envelhecimento de forma ativa, saudável e feliz”, finalizou a coordenadora da APIV, Carla Diana.