Presidente Prudente celebra 93 anos da Revolução Constitucionalista com desfile cívico-militar

A cidade de Presidente Prudente celebrou na quarta-feira (09/07) os 93 anos da Revolução Constitucionalista de 1932, marcada por uma solenidade cívico-militar realizada na Avenida Coronel José Soares Marcondes, em frente à Praça 09 de Julho. 

O evento reuniu militares, escoteiros, membros da Ordem, além de autoridades, familiares de homenageados e populares que prestigiaram o ato em memória aos combatentes paulistas. 

Durante a cerimônia, personalidades ligadas à preservação da história e dos ideais de 1932 foram condecoradas com honrarias como a Medalha Coronel Miguel Brizola de Oliveira, a Cruz de Camargo e a Bravos Prudentinos. 

Receberam a homenagem o ex-deputado federal Dr. Talmir Rodrigues e o Dr. Domingos Leonardo Cerávolo (in memoriam), ambos agraciados com a Medalha Coronel Miguel Brizola de Oliveira. A Cruz de Camargo foi entregue à comandante do CPI-8, coronel PM Adriana Belluzzo. Já a medalha Bravos Prudentinos foi concedida ao presidente da Câmara Municipal, William Leite, ao cabo PM Fonseca, do 18º Batalhão de Polícia Militar, e a Lucas Disaró. 

“É fundamental prestar homenagem àqueles que deram suas vidas em defesa da legalidade e da democracia no Brasil. Além disso, é uma oportunidade para reforçar às novas gerações a importância de manter viva essa memória e a necessidade de uma constituição forte para o desenvolvimento do país”, afirmou o Tenente-coronel PM Luís Nelson Disaró, comandante do 18° Batalhão de Polícia Militar do Interior. 

Em seu discurso, o vice-prefeito José Osanam, que representou o prefeito, destacou o simbolismo do local do evento: “Não é por acaso que esta praça leva o nome de 09 de Julho. Aqui, o passado encontra o presente, lembrando-nos do civismo, da coragem, da democracia e do amor à nossa terra”. 

A cerimônia foi organizada pela Prefeitura de Presidente Prudente, em parceria com o Comando de Policiamento do Interior (CPI-8) e a Comissão Prudentina para Preservação da Memória da Revolução Constitucionalista. O desfile contou com a participação de viaturas da Polícia Militar, Polícia Ambiental, Polícia Rodoviária, BAEP e Corpo de Bombeiros, além dos grupos de escoteiros Guayporé e Monte Carmello, da Ordem DeMolay, Filhas de Jó e atiradores do Tiro de Guerra. Cerca de 1500 pessoas participaram do ato.

O encerramento foi marcado por uma apresentação especial do helicóptero Águia, comandado pela Capitã da PM, Mayara Tanaka, que sobrevoou a avenida e encerrou o desfile pairando ao lado da Catedral São Sebastião em uma saudação simbólica aos presentes.