A Prefeitura de Presidente Prudente, por meio da Secretaria Municipal de Finanças (Sefin), informa que foi iniciada, na última semana, a distribuição dos carnês de IPTU 2026 (Imposto Predial e Territorial Urbano).
Os Correios serão responsáveis pela entrega dos 149.087 talões emitidos neste ano, que chegarão às residências dos contribuintes nas próximas semanas, em todos os bairros da cidade, além de outros municípios do país, de acordo com o endereço cadastrado pelo dono do imóvel. A previsão é de que todos os carnês sejam entregues até 31 de janeiro de 2026.
Já os vencimentos desses talões serão de 10 a 28 de fevereiro, conforme o endereço do imóvel e para não sobrecarregar o sistema bancário, com possibilidade de pagamento em parcela única ou parcelamento em até 10 vezes. A quantidade de parcelas varia acordo com o valor do imposto.
As agências bancárias credenciadas para o pagamento são: Santander, Banco do Brasil, Caixa, Lotéricas, Itaú, Bradesco, Sicredi, Sicoob Paulista, além dos aplicativos de bancos. O pagamento da parcela única, à vista, garante ao contribuinte um desconto de 10% sobre o imposto.
Comparativos
Conforme os dados da Sefin, neste ano, há 149.087 carnês a serem quitados. Em 2025, foram emitidos 146.258, o que representa um aumento de 2.829 carnês. A estimativa de arrecadação para 2026 é de R$ 79.523.000,00.
2ª via pelo site
Os contribuintes que, por algum motivo, não receberem o carnê ou já quiserem efetuar o pagamento, mesmo antes do recebimento do talão, a 2ª via está disponível no site da Prefeitura de Presidente Prudente. No sistema, é possível emitir a cota única ou os boletos parcelados: www.presidenteprudente.sp.gov.br/servicos/carne.
