Rede municipal de ensino de Presidente Prudente atinge 60% das escolas climatizadas

A Prefeitura de Presidente Prudente atingiu a marca de 60% das escolas municipais climatizadas, ampliando o conforto térmico para alunos e profissionais da educação. A adequação elétrica e a instalação de aparelhos de ar-condicionado na rede municipal de ensino foram intensificadas no ano passado e já somam mais de 420 salas de aula climatizadas. O prefeito de Presidente Prudente, Milton Carlos de Mello – Tupã, tem acompanhado as obras, que seguem em andamento durante o período de férias escolares. 

O prefeito Tupã, acompanhado da secretária municipal de Educação, Karina Gomes, e dos secretários de Obras, Planejamento e Comunicação, visitou a Escola Municipal Rosy Odetty Brandão para acompanhar de perto as intervenções realizadas na unidade. Na ocasião, o vereador César Saito – Babu, que destinou emenda para a climatização, acompanhou a vistoria. A escola passa por adequações no padrão elétrico, etapa necessária para permitir o funcionamento dos aparelhos de ar-condicionado sem sobrecarga na rede e com segurança para a comunidade escolar. 

“As escolas estão de férias, mas as equipes continuam trabalhando para garantir mais conforto para alunos e professores. A climatização contribui diretamente para o processo de aprendizagem, especialmente em uma cidade com temperaturas elevadas, como a nossa”, afirmou o prefeito. 

A EM Giseli Dalefi, que atende mais de 600 alunos, teve 23 salas de aula climatizadas no ano passado. Atualmente, o município conta com 65 unidades escolares, que atendem cerca de 18.200 alunos. Deste total, 39 escolas estão totalmente climatizadas, o que representa 60% da rede, somando 427 salas de aula com ar-condicionado. 

Outras 16 escolas estão em fase de adequação elétrica, enquanto 10 unidades encontram-se em fase final de licitação. Em algumas escolas, o investimento na adequação elétrica chegou a R$ 140 mil. Ao todo, mais de 11 mil alunos concluíram o ano de 2025 frequentando ambientes climatizados. 

“Já são mais de 420 salas de aula climatizadas, um compromisso assumido pela administração municipal, que segue sendo executado de forma gradual e responsável”, declarou a secretária municipal de Educação, Karina Gomes.