Seduc aplica Avaliação de Aferição de Conhecimentos às educadoras infantis da rede

A Secretaria Municipal de Educação de Presidente Prudente (Seduc) realizou no último domingo (06/07), na EM João Franco de Godoy (Navio), a Avaliação de Aferição de Conhecimentos destinada às educadoras infantis efetivas da Rede Municipal de Ensino, que contemplou as 58 inscritas. 

A ação está prevista na Lei Complementar nº 177/2010, alterada pela Lei Complementar nº 289/2024, no que diz respeito ao processo de progressão funcional por avaliação de desempenho.

A atividade foi conduzida por comissão instituída por meio da Portaria SEDUC nº 101/2025 e seguiu as diretrizes estabelecidas pela Portaria Interna nº 116/2025. A lista oficial de servidoras aptas à realização da avaliação foi divulgada pela Portaria SEDUC nº 123/2025.

A aferição de conhecimentos é parte do processo que visa garantir critérios técnicos, transparentes e equitativos para a valorização da carreira dos profissionais da educação infantil no município.

Conforme a lista de inscrição, 58 educadoras infantis se inscreveram para participar da prova, àquelas que têm interesse em participar do processo de progressão da carreira.

A avaliação foi realizada por meio de prova, composta por 25 questões, sendo 15 de conhecimentos específicos, 5 de língua portuguesa e 5 de matemática. 

O teste, de participação espontânea pelos servidores, será realizado a cada dois anos e abrangerá, além de conhecimentos pedagógicos e gerais, a área curricular da atuação dos integrantes da carreira.