Presidente Prudente e Infra discutem estudo para viabilidade de VLT e integração da linha férrea

Presidente Prudente recebeu nesta sexta-feira, no gabinete, representantes da Infra S.A. para discutir o estudo de viabilidade técnica do aproveitamento do ativo ferroviário na região. A proposta é analisar a integração dos projetos em andamento e avaliar o potencial de implantação de um sistema de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), aliado ao processo de urbanização da linha férrea.

Participaram da reunião o superintendente de Estudos e Projetos da Infra S.A., Rodrigo Artero, e o superintendente de Governança e Estratégia, Alexandre Oliveira. Também estiveram presentes os advogados Luís Roberto Gomes e Emerson Longhi, o secretário municipal de Planejamento, Laércio Alcântara, além de outros secretários municipais envolvidos no projeto.

O estudo técnico elaborado pela Infra permitirá uma avaliação detalhada da viabilidade do empreendimento, apontando os impactos econômicos, ambientais e financeiros, além de subsidiar futuras decisões sobre a implantação do VLT turístico e de outras intervenções na área ferroviária.

Segundo o secretário municipal de Planejamento, Laércio Alcântara, os projetos de engenharia da urbanização da linha férrea já foram concluídos e aprovados pela Caixa Econômica Federal e pelo Ministério das Cidades, estando em fase de preparação para o processo licitatório.

“Estamos trabalhando de forma integrada entre o Governo Federal, por meio do financiamento das obras, e o Governo do Estado, nos projetos voltados à urbanização, à mobilidade e à integração da cidade”, destacou.

Para o superintendente de Governança e Estratégia da Infra S.A., Alexandre Oliveira, o momento é de integrar os estudos existentes para garantir que os projetos sejam complementares e possam potencializar os resultados esperados para a região.

Durante a reunião, Presidente Prudente destacou que a proposta vai além da urbanização da linha férrea e busca transformar a mobilidade urbana de Presidente Prudente. “Quando o governador Tarcísio de Freitas esteve em Presidente Prudente, apresentamos a necessidade de superar a questão da ‘Além Linha’. Nosso sonho é promover a valorização dessa região”.

Ao final do encontro, ficou definido que será elaborado um ofício para solicitar oficialmente a realização do estudo técnico, envolvendo também os municípios que poderão ser beneficiados pela futura integração ferroviária regional.